domingo, 28 de junho de 2009

A Casa da Árvore


Quem nunca sonhou com uma casa na árvore, toda criança um dia já quis ter uma. E eu tambem já quis ter, e tinha amigos que compartilhavam da mesma vontade; e é assim que começa o conto de hoje.
Não sei exatamente em que ano, eu devia ter por volta de 13 ou 14 anos, estava de férias da escola, e não tinha absolutamente nada pra fazer, éramos por volta de 15 vagabundos( vulgos amigos), que estavam sem ter lugar pra viajar e entediados. Eu na minha infância tinha muitos amigos, independente de nos gostarmos de fato éramos amigos.Não sei exatamente quem foi que teve a idéia, mas aquilo cresceu no meio da galera com força total; vamos ter uma casa na árvore.
A idade média dos organizadores da façanha, era basicamente a minha, ninguem tinha noções de engenharia, e não fazíamos idéia de como iniciar o projeto. Felizmente eu morava em um lugar bem fornecido de árvores, elas estavam por todo lado, e eram favoráveis à construção de uma casa nelas; mas não pensem que por isso seria mais fácil trabalhar, hoje eu penso que seria melhor até que essas árvores não estivessem lá, pois aí não teríamos esperança e nem teríamos tentado.
Cogitamos fazer uma vaquinha e comprar uma dessas pré-fabricadas, mas isso ia custar uma fortuna, e logo essa opção foi descartada. A segunda opção era tentar fazer de qualquer jeito e ver com fica; pareceu bem mais interessante. Novamente uma condição favorável surgiu, uma obra tinha começado perto de onde morávamos, e material de construção estava sempre sendo deixado de lado, e nós nos aproveitamos disso, conseguiamos madeira, pregos tortos, escadas velhas, coisas que os operários da obra iam jogar fora, e nós aproveitávamos; mas não pense que era só lixo, eles jogavam bastante coisa boa fora, tábua inteiras de madeira, até tinta nós conseguimos.
Na mesma semana que os recursos começaram a aparecer nós começamos as obras, escolhemos as árvores que pareciam mais sólidas no solo e começamos a levar tudo pra cima. Foi um período extremamente frustante, as obras começavam, vinha a chuva e estragava tudo o que nós tinhamos feito, e tinhamos que trabalhar pra reparar o que a chuva tinha estragado. Os nossos "operários-mirins" geralmente eram proibidos pelos pais de continuar trabalhando, e muitas vezes foram tirados do canteiro de obras na marra mesmo.
Antes de ser ter qualquer coisa pronta já se iniciavam os conflitos de poder, muitos não se gostavam, e o grupo estava ameaçando a ruir por disputas internas. Quem iria usar a casa depois de pronta ia ser um grande problema, as diferenças entre os que estavam dando o sangue na obra estavam começando a aparecer. Mas mesmo assim todos igonoravam o que ia acontecer e trabalhavamos juntos, mesmo existindo o conflito de influência.
E depois de muitas lágrimos( martelei meu dedo váias vezes), suor, gritos e frustações, a base da casa ficou pronta, era uma merda, fazia barulho quando se andava nela, e não parecia nada seguro, mas isso seria consertado com algum reforço na estrutura. Tenho certeza de que violamos diversas regras básicas de engenharia, arquitetura, física, agronomia, psicologia, oceanografia, astrologia dentre outras áreas de conhecimento, mas finalmente tinhas o nosso solo, e não precisávamos mais andar ao nível dos menos desenvolvidos.
Um dia, foi o tempo que eu aproveitei da casa ( na verdade nunca chegou a ser uma casa), pois uma tempestade muito forte se iniciou e derrubou muitas árvores das redondezas, inclusive uma das que eram usadas como sustentação da casa, depois desse dia a vontade se foi por completo, por uma dia todos nós tinhamos vivido como seres superiores e agora estávamos de volta andando no chão, isso acabou com a motivação de qualquer um. Ainda aconteceram várias tentativas menores de reconstrução, mas nenhuma vingou de verdade, a maioria dos "operários-mirins" tinha perdido as esperanças, e alguns poucos não iriam conseguir levantar o sonho de novo.


E a lição é: " Trabalhe até quando ainda existir esperança"

27 comentários

Macaco Pipi disse...

EU SEMPRE QUIS TER UMA!

Marton Olympio disse...

Ou melhor: quando crescer vou ser engenheiro.
Podia ser outra moral da história, não?

abs!

Tiago Cervo disse...

Pô Marton, me chamando de engenheiro, assim eu fico ofendido...haha

Eu podia ter sido um engenheiro, mas não me agrada tanto assim... teria sido útil na época, mas hoje não é mais necessário...

Sabina Insustentável disse...

ain...eu tinha uma!!!!!!!!!! bons tempos, bom tempo....

Unknown disse...

kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sempre quis ter uma casa na árvore... já tô meio grandinho pra isso... mas ainda quero ter..

Abraços

Inez disse...

Até hoje ainda tenho vontade de ter uma casa na árvore. É o meu lado criança mandando.

Fábio Flora disse...

A verdade é que precisamos manter a esperança para que continuemos trabalhando, para que continuemos construindo nossas casas de árvore. Abraços e sucesso com o blog!

Flay disse...

Haaaaa!
Quando eu era pequena,eu e meus amigos fizemos uma espécie de clubinho,meio que a turma do bairro.Nosso sonho também era de construir uma casa na árvore,mas como não tinhamos a minima noção de como fazia isso,resolvemos adotar uma garagem mesmo.Colocamos sofás,um radinho,uma tvzinha preto branco e faziamos reuniões todos os sabados.O negócio se tornou quase uma seita XD
Depois,o povo foi crescendo e nosso clubinho se disfazendo.Agora,quando li esse negócio,fiquei com saudades O.O
Beijos.

Anônimo disse...

Nunca deu p eu fazer casa na arvore, sempre fui gordo! ahehahea
mas já inventei de tudo, até clubinhos!

Anônimo disse...

muito manero o blog ainda não tinha passado por ake acho uhauhahu então eu quando criança queria ter uma casa na arvore mais não tem arvore dentro do predio ai........
aauhauhua
abrç
passa lá no meu

www.celebritypoke.blogspot.com
www.celebritypoke.blogspot.com

Rosangela A. Santos disse...

Eu achava o máximo quando aparecia nos filmes cheguei a cogitar com algumas amiguinhas .. mas o problemas maior .. kd a árvore?? .. onde morrei praticamente não havia árvores .. só uns arbustos nas calçadas.. rsrsrs

Abç

Erich Pontoldio disse...

Eu sonhei com uma na minha infancia mas não dei o primeiro passo para construir não....!
O ditado parece que se realizou para o grupo q construiu a casa né..." o melhor da festa é esperar por ela " !!!!

Neuro-Musical disse...

Sempre quis ter uma casa na árvore mas nunca tive oportunidade. Sempre morei em Cidade Grande e por isso nunca tive uma árvore disponivel hehe... Uma pena!

http://cerebro-musical.blogspot.com

adley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quase todo mundo já teve o sonho de ter uma casa na árvores, muito bom os textos. Parabéns.


http://www.oncecaldassm.blogspot.com/

adley disse...

Casa na árvore eu já tive... mas foi só subir nela e desabou tudo! SHUASHUAHUSAHUSASHUAUH

http://lirico-curiosidades.blogspot.com/

Cruela Veneno da Silva disse...

EU TINHA UMA CASA NA ÁRVORE

Vini e Carol disse...

AAhhhhhh sempre quis ter uma, ainn e ficava passando aqueles filmes que todos os vizinhos se reuniam pra brincar na casa da árvore, nossa, muito dahora.
Mas nem árvore tenho em casa, muito menos uma casa em cima dela shahsahuas
Sempre morei em cidade grande e não há possibilidade de ter uma casa na árvore, ao não ser que você fosse BEM rico e tivesse uma mansão... =/

Beijos, Carol

CAMILA de Araujo disse...

Quem nunca quis ter uma casa na arvore ? *-*

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Deni Maciel disse...

belo retrato da infancia
eu sempre quis ter coisas mas uma casa na arvore eu achava uma coisa mais americanizada ioasjioasjiaosjioasas
legal o layout do seu blog.
nostalgia puuura
*-*
primeira vez no seu blog.
gostei.
espero vir mais vezes.
sucesso.
e por favor espero uma visita
sua no
www.bocadekabide.blogspot.com

pra vc conhecer..se divertir e se quiser votar.
abraço....e ótima Terça!

Ivo José disse...

Interessante essa postagem porque eu ,apesar de ter 13 anos ,eu achava legal ter uma casa na árvore .Na real ,eu ia criar esse ano um clubinho ,e eu ia montar um eslogan ,símbolo ,nome ,níveis de cada recruta ,missões ,etc .Aí perdi a esperança porque ocorreu um mal entendido com um do grupo ,e não fiquei mais amigo dele .

E o mais interessante ainda ,é que eu estava procurando no google sobre uma coisa mais nada a ver ,e achei esse blog ,(e achei que não fosse lá essas coisas ),mas aí começei lendo ,lendo ,lendo até o final .Parabéns pelo blog !Eu também tenho um ,sobre o famoso site Club Penguin !

www.planetapinguizado.blogspot.com
Valeu !

Unknown disse...

oi tenho 12 anos e sempre foi meu sonho fazer uma casa na arvore por favor se alquem puder me dar dicas de como construir uma casa na arvore deixe um recado no meu orkut gb.cleydiomar@hotmail.com muito obrigado

VELOSO disse...

Bom pelo menos você teve uma mesmo que por um dia!

Maxwell Soares disse...

Muito bom o blogger. Gostei do seu texto. Parabéns. Aproveito para convidá-lo para conhecer o meu espaço. Um abraço...

Anônimo disse...

Adorei o post,Tiago.

Temos é que trabalhar mesmo. A casa da árvore me lembrou a infância,pois tive uma.

Cheguei aqui através do Blog Sentimentos.

Visite_me tb e comente o que gostar,ok?

Feliz 2013.


Beijokas


Donetzka

Freud Explica disse...

Realmente um belo texto.
Eu não tive uma casa na arvore, acho que não tive tempo de sonhar com uma.

Postar um comentário

Comente e volte assim que sua vontade mandar