quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Operações de guerra


Quando eu era criança as coisas eram muito mais fáceis, sempre tinha gente na rua pra se divertir, sempre tínhamos alguma coisa pra fazer. Éramos muitos amigos e sem preocupação com nada, a não ser com a escola de vez em quando. E foi na minha infância que tive meu primeiro contato com a guerra, o sofrimento e a dor dos combatentes. Nunca estive em um campo de batalha no exterior mas já lutei nos campos nacionais, eu era combatente nas épicas "Guerras de Amêndoa".

Não sei o motivo, mas na minha rua os pés de amêndoa eram infinitos, pra todo lado tinha amêndoa, e eu aprendi uma coisa com minha sábia mãe: " Se Deus lhe deu limões, faça uma limonada com eles", no meu caso eram amêndoas, e eu tinha que arrumar uma utilidade para elas.

E foi assim que os combates se iniciaram, tinhamos munição de sobra e irresponsabilidade tambem. Penso hoje que naquela brincadeira alguem podia ter se machucado feio, mas na época nem eu nem ninguém pensava nisso. E assim começava, todo mundo saía buscando amêndoas pelo chão, outros iam buscar material de proteção e isso variava muito, podiam ser pedaços de madeira ou qualquer coisa que forneça alguma proteção, pois na hora que começavam os disparos era bom estar bem protegido.

Em um belo dia, muita gente apareceu pra combater no front, alguns caras eram bem maiores que agente ( consequêntemente mais fortes tambem). E nesse dia fui escalado para encontrar material de proteção para a trincheira, fui buscar o material. Encontrei uma porta de carro velha, não sei se tinha dono, nem se alguem ia ficar procurando, mas chamei meus companheiros e levamos a porta pra montagem da trincheira.

Tive medo dos combatentes mais antigos, eles era mais fortes, e as amêndoadas doiam bem mais. E na hora de fazer a selelção das equipes eles (é claro ficaram no mesmo time), éramos 9 ao total dentro de uma trincheira, todos com medo nos corações e amêndoas nas mãos. No outro time eram 6, duvido que estivessem com medo, mas tinham amêndoas (alguns tinham pequenas pedras).

Começou o massacre, tinhamos a porta de carro à nosso favor, mas ficar na defensiva era humilhante até para uma simples criança, vez ou outra eu me aventurava a atacar por cima da porta. Lembro bem do som de metal das amêndoas batendo na porta, eu fiquei bem perto dela (afinal eu tinha achado). Ví muitos companheiros sendo atingidos, mas infelizmente não pude prestar socorro a nenhum ferido, estava mais preocupado em continuar intacto.

Percebi que a brincadeira tinha ficado séria, ninguem do meu time queria continar no front, e os inimigos não demonstravam sinal de cansaço. Estava praticamente sozinho, muitos companheiros fugiram, outros estavam chorando escondidos, eu e mais 2 ainda estávamos batalhando. Depois de trocar muitas amêndoas percebi quer era inútil continuar na luta, comecei a planejar minha fuga, era impossível carregar a porta de carro comigo (ela era pesada demais), pedir trégua era inútil, a solução era correr.

Pensei nas coisas que ainda faria na minha vida, pensei em meus filhos, em minha mãe que me esperava em casa, mas tinha que tomar uma atitude. E assim fiz, ainda restavam 2 companheiros de pé, era o suficiente para criar a distração de que eu precisava. Olhei por cima da porta e ví que o fogo havia cessado, isso era ruim, o silêncio era terrível. Levantei de uma só vez e me pus a correr, e corri como nunca, consegui ver duas amêndoas que quase me atingiram, até que senti um forte impacto nas costas, na região dos rins, perdi as forças, caí no chão e me contorcia de dor, meus 2 companheiros ainda estavam na tricheira e me viram ser atingido.

Fui atingido enquanto estava de costas, pra ser sincero, doeu pra cacete, ficou gelado, depois quente, e depois e alguns minutos roxo. Voltei pra casa com meu ferimento, doía muito, mas não podia fraquejar diante da dor, aguentei por dias . Tenho pena até hoje dos outros que foram atingidos mais de uma vez, uma só foi o suficiente para me provocar muita dor. Nunca mais chamamos os antigos combatentes pra brincar, eles eram monstros.

E a lição de hoje é: " Não brinque com quem não sabe brincar".

32 comentários

Unknown disse...

É essa frase de criança vale para o resto da vida....afinal vivemos em um mudo de guerra em todos os sentidos mesmo....eu também nunca fui para uma guerra mas ja levei um "tiro" da vida...mas me recuperei =)


abraçossss

Gisela Melloso disse...

ahahahahahahaha
Imagino sua dor!!???
Mas tb que idéia chamar combatentes mais velhos po??!!

Muito bom seu txto, e sua lição de hj tb rsrsrsrs

Forte abraço

Marcelo disse...

O mundo hoje em dia ta diferente demais. Mas guerras sempre existiram, mas a violência nos dias atuais aumentou consideravelmente. As crianças de hoje não têm a mesma liberdade de andar pelas ruas como há alguns anos atrás. Abraço, ótimo texto.

http://papodomarcelo.blogspot.com/

Unknown disse...

é hoje as criancas são criadas dentro de casas ou de apartamentos,

foda

:s

Anônimo disse...

as crianças de hoje em dia sofrem muito com isso, uma pena

Airton disse...

opaa
violencia eh um problema....uma vez no colegiu entrei numa briga fudidad tbmm hahaha

mta das coisas q passam na tv acabam influenciandu a criança do dia de hj

abraçoo

Anônimo disse...

éé.. sempre tem isso nas brincadeiras de criança, essa frase minha mãe me dizia pouco, na verdade eu não fui uma criança feliz (õ/ = eu não brincava na rua...).
Mas essa lição vaai pá o resto da vida, não é só nas brincadeiras que existem pessoas que não sabem viver.

Visita-me?

Unknown disse...

mudo de layout ??


gostei mais deste :D

Fernanda Fernandes Fontes disse...

hahahaha...que infância hein?! A minha foi fantástica tb, mas não estive em nenhuma guerra...rs. Uma pena que hj não aconteceçam entre nossas crianças tantas batalhas...

Abraços

(Didixy) Conquistadores disse...

Hoje tudo mudou né. Não é nada como antes, lembra que na minha enfancia brincava de betis, esconde-esconde e tantos outras brincadeiras e hoje não tem mais isso. É uma pena.

David Sampaio disse...

A infância hoje em dia não é mais a mesma.

A modernidade mudou para sempre as brincadeiras infantis.


http://arvoreando.blogspot.com/

Andréia Silva disse...

Pôxa, você me aguçou lembranças boas de minha infância. Que não vejo mais acontecer...
Continue escrevendo bem assim.
Serei leitora assídua do blog.

Lidiane disse...

aiaia
saudades do tempo de criança..


http://epifannias.blogspot.com

Claudemir disse...

Também tive minhas brincadeiras e aventuras...triste saber que hoje em dia as brincadeiras já não como antes, embora fossem um pouco mais doloridas ehehehehh.

RJ disse...

cara, teu post me levou para um momento nostálgico, só que sem amendoas.. eram aqueles "olhos de pombo" umas sementinhas vermelhas, a gente cortava uma mangueira e colocava ela dentro e assoprava... fomos para o front muitas vezes e até enfrentamos outros inimigos (mais fortes)... show de bola!!

sim, valeu por adicionar o nosso banner!! abraços!!

Pádua disse...

Ah, isso é verdade, nao brinque com quem nao sabe!

Ana disse...

Nostalgia...
saudades d+++ da infância... De cada traquinagem, da tranquilidade...
Pena q as coisas estão como estão =/
qto ao seu blog, adorei!!! ;)

cachaz'a disse...

nuss,

q texto baum...

Ainda bem que sou adolescente... Meio criança, meio adulto...rs

Espero que como todos dizem, essa fase não passe tão rápido...Adoro minha traquinagens de vez enquando... mas creio, que cada um tem a criança interior dentro de si, se não quiser perde-lá, basta cultiva-la...

bem, é isso.

parabéns pelo texto...

e obrigado pelo comentário no meu blog..

Juliana Valério disse...

nossa..quanse o msm tema do meu post de hoje..gostei muito daqui :D

http://juliana-valerio.blogspot.com/

Anônimo disse...

se pudesse voltar no tempo e voltar a ser criança, nao tinha preocupação de nada mesmo
apenas com as "notas" no colégio e nada mais, enfim quando eramos crianças nossos avós diziam: "aproveita essa fase, é a melhor parte da vida" e agente retrucava: "credo, quero ser grande logo"

hoje em dia agente da razao a eles

belo blog e belo post abraços

http://nalinhadefundo.blogspot.com/

Smith disse...

Eu também conheço um autista. Ele também não falava mas algumas semanas atrás começou a falar algumas frases. Foi muito legal. Ele que me levou a fazer o post.
E em relação ao SEU POST.
Cara morri de ri pensando na cena.
Me desculpa, mas criança eh assim mesmo.
Eu fazia guerrinha soh que com ligas e papel. Acho que não doi tanto como uma amêndoa. Maaaaaaaaaaaaas.
Abraços


http://bodegadosmith.blogspot.com/

admin disse...

Caramba curti muito seu texto
atualize sempre!



http://paginadacomedia.blogspot.com

Noticias reais e curiosas, todas verdadeiras e com fonte.

-----------------------------------------
parceria?
marciosc1986@hotmail.com
Vamos ajudar a aumentar nossos ganhos, clicando nos adsenses de nossos blogs parceiros!

Leonardo R. disse...

kkkkkkkkkkkkk

na minha rua tinha mamona...
a guerra era tipo assim mesmo..


essas liçoes.. são para a vida toda =P

Gleise Erika Cavalli disse...

Sempre foi assim, crianças que não sabem brincar e fazem outras inocentes sofrer.
Acho que essas crianças acabam se tornando os corruptos e ladrões de hoje.

Marcelo disse...

Meu blog foi indicado ao Meme criado pelo blog Risada Forçada e estou passando pra você responder também.

http://papodomarcelo.blogspot.com/

Teoria 16 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
- Evelyn disse...

A infancia faz o adulto de hoje...

Seu blog está muito legal!
Parabens!

Bjaum!

Tђαммy disse...

Nossa...tinha até me esquecido que tratava-se de uma brincadeira.Sua forma de transmitir os contos é muito bacana,rapaz! Tem o poder de prender o leitor, isso é para poucos.Parabéns, muito bom o blog.
Abraços

Kazejin disse...

vc definitivamente tem o dom de escrever
parabens

Anônimo disse...

Várias lições eu tirei disso?
- Uma amendoa pode doer pra caralho.
- Um carro tem mais utilidades.
- Em uma guerra, vence o mais forte.
- Minha mãe tem razão ao dizer para não sair de casa;

Miriã Soares disse...

...perto da minha casa tinha umas amendoeiras e os meninos a rua faziam guerrinhas, um dia me acertaram! amêndoa verde arde nas costas...rs

http://mdiversidades.blogspot.com/

Leo Pinheiro disse...

O lado lúdico da história remate cada um à propria infância - pelo menos eu lembrei da minha e me deleitei por alguns segundos! rs

Aliás, infância é parecida em todo o mundo, né?

Postar um comentário

Comente e volte assim que sua vontade mandar