domingo, 4 de janeiro de 2009

O bundão das quadras


Pouca gente por aqui sabe, mas eu jogo tênis a muitos anos, participei de alguns torneios quando era mais novo( nunca ganhei 1), e modestia a parte, jogo bem. Quem já participou de qualquer competição sabe que o fato de você ser bom é o menos importante em quadra, tudo importa, sua cabeça(principalmente), e até sua sorte no dia. E de um desses torneios que participei eu me recordo bem.

Eu devia ter por volta de 15 anos, estava doido para ganhar meu prmeiro campeonato, treinava quase todos os dias, sentia-me confiante na partida daquele dia. Meu pai/treinador/patrocinador/preparador físico/pisicólogo, estava comigo, junto do resto da minha equipe. Esse torneio tinha um pouco de peso no círculo de tenistas que eu frequentava, e ganhar aquele troféu seria importante para mim, não estava preocupado com o adversário daquele dia( era um bundão qualquer), meu verdadeiro algoz era outro competidor, e esse com certeza iria até a final( e foi mesmo, até ganhou o torneio).

Cheguei no clube com pompa de jogador profissional, os organizadores da competição conheciam meu pai, e eu estava por dentro de tudo que acontecia. Faltando pouco tempo para o início do jogo, meu adversário chega tambem, eu estava aquecendo a bastante tempo. Ele entrou na quadra esquentou um pouco e a partida começou.

Nos primeiros movimentos do jogo ví que ele era bem ruim. Tinha movimentação ruim, movimentos fracos, era muito novato, não seria difícil. Comecei o jogo e abri uma vantagem monstruosa 6/0 no primeiro set( isso quer dizer que ele não me fez ponto algum). Fui para o intervalo do jogo, meu pai me falou algumas coisas, eu fingi que ouvia e voltei para o jogo.

Por incrível que pareça aquele infeliz voltou para a quadra com a mesma cara que entrou no jogo, meio bobo, meio babaca, parecia que não ligava de estar tomando uma surra, isso me irritava. Comecei o segundo set e chegaram os meus problemas, parecia que eu tinha esquecido de como jogar, meus golpes tinham perdido força e precisão, tudo dava errado, e o infeliz começou a crescer na partida. Hoje eu sei o que ele tinha e eu não, paciência, eu era afobado demais, queria correr e acabar com tudo logo.

E ele conseguiu me vencer no segundo set 6/4, isso me tirou do sério, como aquele infeliz sem saber jogar nada conseguiu me vencer o set. Meu pai voltou a falar algumas coisas e eu fingi que escutava de novo. Voltei para a quadra e dessa vez com raiva ( é o pior sentimento que pode entrar na quadra), estava com ódio do cara, eu olhava para ele e via ele esboçando sorrisos as vezes, como me dava raiva, tinha vontade de pular a rede e partir a cabeça dele em dois com a raquete.

No meio de último set ele me fez um ponto ridículo, fiquei muito chateado, não era possível, os organizadores que assistiam ao jogo estavam abismados com o crescimento do bundão no jogo. Certa hora eu fiquei tão puto que joguei a raquete no chão com toda a força, detruí ela completamente( não pensem que isso saiu impune), o juiz me advertiu, mas eu não ligava. Continuei o jogo e perdi por 6/4 novamente. Saí da quadra sem cumprimentar ninguem, estava puto da vida, aquilo não podia ter acontecido. Fiquei semandas sem jogar depois daquela derrota.

Depois de muito tempo puto voltei a jogar, mas nunca mais participei de torneio algum. Sei que aquele sujeito não teve culpa, mesmo sem ele saber ele me deu uma lição para a vida toda, não entro mais em competição mas por preguiça de voltar a treinar, continuo jogando mas só por diversão. Eu sei a resposta, mas me digam vocês, no fim das contas quem é o bundão das quadras?

E a lição é:

1°- Não subestime nem o pior dos adversários.
2°- Tenha calma em todos os momentos críticos.

29 comentários

marcella disse...

praticar esporte faz bem pra saude :) continue a praticar o/


retribui a visitinha abraço
http://sxgamex.blogspot.com/

Alice Daniel disse...

Meu pai também jogava tênis, até que perdeu para um cara que só tinha um braço. Nunca mais jogou.
São lições que se tiram da vida.

Tania Montandon disse...

tb joguei tenis competitivo qdo mais nova e a filosofia tem q ser essa mesmo: respeito a todos por igual, jogo é na quadra, quem fica falando demais antes geralmente sai até chorando...

beijos

_igoR disse...

3º Lição. Ouça aos q tem o q dizer, no caso teu pai. Ótimo post, ótimo blog.

Tiago Cervo disse...

Com certeza esqueci de falar do meu velho, talvez eu tivesse me saído melhor se tivesse escutado ele.

Renata disse...

Obrigada pelo comentário no blog, mais ainda vou esperar a hora certa xD

gostei do seu blog ^^

http://www.umarockeira.blogspot.com

Unknown disse...

vivo o esporte e conheço tenis. o pepino é que sempre as partidas sao eliminatorias / aqui na divisa com o uruguai e argentina jogamos muito o Padel. tu nao devia parar...e podia ser muito pior.
no unico torneio de padel que participei pegamos uma dupla argentina.
6/0 6/0 6/0
nao ganhamos um gayminho sequer.
e nossa categoria era a E.
nao foi somente contigo.
abraços.

Unknown disse...

um outro detalhe: treino...em qualquer esporte voce tem que treinar 7 dias por semana 30 dias por mes. abraços!!!

Barcer disse...

Ótimo Blog!
Seja qual esporte for, realize com o maior esforço possivel!

Parabéns, até mais!

Danilo Cesar disse...

exercitar corpo e mente ,,,super 10

legal blog::::::)

Dinah Cardozo disse...

Pois é.. calma é fundamental.
Ainda bem que você aprendeu. Muitos passam por situações assim e nada aprendem, estão fechados para isso.

Anônimo disse...

Confesso que nunca joguei tênis, mas esporte nunca é de mais.
Abraços

Daniela Souza disse...

Gostei do seu blog.
Já pratiquei tênis também por um tempo. Em alguns dias estava ótima e em outros estava péssima. Faz parte, mas acabei largando e nunca mais joguei, só que por falta de oportunidade mesmo.
Valeu pela visita no meu blog.
Beijooos

www.secrets-specials.blogspot.com

Marieli Castioni disse...

-OBG *-, éé mto bom saber que contar historias ta sendo uma terapia para vcc! espero que seje pra mim tbmm ¬
beeiijos

Anônimo disse...

vc aprendeu coisas valiosas em seu jogo, bem?
texto super legal e blog melhor ainda!

Anônimo disse...

Há eu boto fé de mais .. eu sou mais BUBDONA que ele ainda ahhaha

Porque sempre tive quadra para jogar e tudo mais .. DE GRAÇA e nunca fui lá aprender hauhauahuahaa

Depois que saíde minha cidade para estudar é que fui valorizar ...

Mas de boa .. creio que jogar por diversdão é o que há!

abraços

:)

PS: Não doeu :D

SBIE disse...

Verdade, não se deve subestimar os seus adversários. "As vezes não adianta você querer ser melhor que ele, você primeiro precisa se superar. Ter paciência, calma, e tudo vai mais tranquilo pra você ver o ponto fraco do adversário.

INDICOESSE.blogspot.com

Alice Daniel disse...

Já comentei no teu blog. Nos dois posts rsrs
Vi que fizeste a mudança na crítica. Legal. Só mais uma questão. O pleonasmo do título do blog é proposital?
Abraço

Tiago Cervo disse...

Sim é proposital, eu sei que é um erro vicioso, mas deu um ar mais fácil de gravar no nome do blog... eu gostei

I want it all ~ disse...

Músicas animadas ownam! :33

Leh Broncudo disse...

kkkkkkkkkk

Eu lembro de Flamengo x Santo André na final da copa do brasil em 2004... Flamengo no clima de 'já ganhou'... Tomou porrada do Santo André e foi vice.. Detalhe: 100 mil torcedores do flamengo no maracanã!

E aconteceu msm coisa com o Fluminense no ano seguinte... Tomou porrada do Paulista! HUAhUahUahUA

Eh isso ae msm mano, eu já aprendi isso mto tempo! Rsss Mas tem nego ki não aprende!

Otimo blog e sucesso pra vc!

Unknown disse...

nossa

já joguei algumas vezes mas num me dei muito bem não
hehehe

valeu

http://cabruncoo.blogspot.com/

Janelas do Rosto disse...

Bom texto, é como muitos dizem, paciência é uma grande virtude. Agora creio que a tens!

Priscila Ribeiro disse...

Nunca joguei tênis, mas parece ser um esporte muito bom.
Minha categoria nos esportes é a natação.
abs

Unknown disse...

eu esperava um post novinho..gosto do jeito divertido que tu conta as enrrabadas da vida!

YagoMurakami disse...

pois é! jogue porque goste, não porque alguem disse que você tem que ser assim, não porque vá ganhar muito dinheiro, ser famoso, porque o que realmente importa é ser feliz!
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com

Tiago Cervo disse...

É André, eu estou bolando uma nova história para amanhã... hoje eu estou sem tempo.

Ellen Regina - facetasdemim disse...

meu pai nos ensinou, desde cedo, a não subestimar ninguém (nem a nós mesmos!)

Exemplos é q não faltam e eis aí mais uma lição disso, rs.

Leo Pinheiro disse...

Lembrei do filme Match Point, do Woody Allen...

nele o protagonista falava da diferença de jogar entre os melhores e ser um deles!

Postar um comentário

Comente e volte assim que sua vontade mandar